Remédios caseiros com hortelã que você vai gostar de conhecer

A planta de hortelã é muito conhecida, isto porque ela possui um cheiro único, o qual muitas pessoas amam. Pois o hortelã tem um aroma meio adocicado, que agrada a todos.

Com essa planta você é capaz de fazer inúmeras receitas. Desde bebidas quentes, como o chá, até sucos com hortelã. E mais, você pode utilizar como enfeite ou tempero em certos alimentos. De todos os jeitos o hortelã é muito bom.

Contudo, apesar de ser muito apreciado em nossa culinária, a planta de hortelã também tem efeitos benéficos em nossa saúde. A partir do consumo dela podemos tratar ou prevenir alguns problemas que surgem em nosso organismo. Veja quais remédios caseiros e suas utilidades hoje neste post!

Remédios caseiros com hortelã

  1. Remédio para melhorar a digestão

Pessoas que sofrem com problemas intestinais, como prisão de ventre e até mesmo com gases, deve levar em consideração o consumo desse remédio. Suas propriedades ajudam a diminuir e tratar problemas relacionados a digestão.

Veja mais:

Para fazer esse remédio é necessário 10g de hortelã e 10ml de suco de limão, além de 250ml de água. Ferva a água, depois coloque as folhas de hortelã e aguarde durante 10 minutos, depois é só peneirar e acrescentar o suco de limão.  Beba depois das refeições, de 2 a 3 copos diariamente.

 

 

  1. Remédio para queimaduras superficiais

Se aconteceu alguma situação de queimadura, basta fazer essa receita. O hortelã tem propriedades que ajudam a aliviar a dor no local e também substancias que promovem a aceleração na regeneração da pele onde foi afetada pela queimadura.

O preparo é simples. Pegue 10g de hortelã e as triture. Depois disso, adicione as folhas com 10ml de água mais 25g de mel. Passe essa mistura em todo o local em que foi afetado e espere 15 minutos. Lave com água e repita o processo.

  1. Remédio para a tosse

A hortelã é um excelente descongestionante natural, o qual pode ser utilizado para melhorar obstruções na região do sistema respiratório, especialmente em casos de resfriado e até mesmo pessoas que estejam sofrendo com tosse.

Para isso é preciso de uma colher cheia com folhas de hortelã. As quais devem ser colocadas em 250ml de água fervendo. Em seguida você tem que tampar essa bebida. Deixe que fique nesse estado durante dez minutos. Após terminar o período, comece a coar para ficar apenas com o chá. Coloque no final 5ml de suco de limão mais 25g de mel. Mexa até que tudo esteja dissolvido.

Tome o chá 3 vezes no dia. Primeira vez pela manhã, porém é preciso estar em jejum; a segunda vez durante a tarde e por último antes de dormir.

 

 

  1. Remédio para aliviar o estresse

O hortelã também pode servir como um ótimo calmante natural, o qual consegue diminuir os níveis de estresse e ainda ajudar nos problemas com insônia. É interessante que essa receita que vamos ensinar seja tomada apenas de noite, para evitar o sono durante o dia.

Arranje 10g de hortelã, 5g de flores de tília, 5g de valeriana e 250ml de água bem quente. Coloque as plantas nessa água. Tampe e reserve por 10 minutos no mínimo. Depois é só peneira e adoçar com mel à gosto.

Você tem que tomar o chá meia hora antes de ir se deitar, não beba mais que 3 vezes na semana.

  1. Remédio para cuidar do fígado

Quando unimos o hortelã ao boldo temos um chá poderoso que pode servir como um anti-inflamatório para o fígado, ajudando em sua desintoxicação e melhorando a digestão nesse órgão.

Em 250ml de água quente acrescente 10g de hortelã mais 10g de boldo seco. Coloque uma tampa, espere por 10 minutos e comece a coar. Beba o chá durante a tarde, de preferência em jejum. Somente até 3 vezes na semana, sem exceder.