Fatores que causam prisão de ventre – Melhor com Saúde

Precisar recorrer aos famosos laxantes para melhorar problemas como prisão de ventre é uma coisa bastante incomoda, mas que acontece com a maioria da pessoas. Isto porque, poucos sabem o que de fato pode ocasionar esse tipo de problema.

A maior parte da população acaba associando o problema a questões genéticas ou por causa de uma alimentação ruim. Entretanto, nem sempre esses são os fatores que causam o problema, você vai descobrir neste artigo possíveis causadores da incomoda e frequente constipação.

Prisão de ventre aguda ou crônica

A primeira coisa antes de iniciar um tratamento ou mudança de comportamentos para evitar a prisão de ventre é preciso identificar se o que sente é uma constipação aguda ou se ela é crônica.

No caso da prisão de ventre aguda é possível melhorar os sintomas tomando remédios naturais, tais como: uvas-passas, kiwi, psyllium, e outros mais. Agora se for crônico o seu caso, é preciso saber qual o fator causador do problema.

Fatores que causam prisão de ventre

  1. Nervosismo e estresse

Todos sabem que viver uma vida estressada ou muito nervosa, acaba fazendo com que você tenha alguns problemas de saúde, sendo que um deles é a própria prisão de ventre.

Você diminui os sintomas nesse caso se iniciar uma atividade física que ajude a relaxar, mude sua alimentação, e comece a evitar situações estressantes.

Veja mais:

  1. Falta de proteína na dieta

Outra coisa que é preciso observar com muita atenção é o que você anda comendo no seu dia a dia. A prisão de ventre pode ser um sinal de falta de proteínas. Procure comer os seguintes alimentos:

  • Abacate
  • Cereais
  • Leguminosas
  • Sementes e outros
  1. Excesso de carne

Se antes era a falta, agora iremos falar do excesso. Aquelas pessoas que adoram exagerar nas carnes, principalmente aquelas fritas, e consomem poucos vegetais durante o dia, tem grandes possibilidades de sofrer com constipação.

Mas não é só isso, o consumo excessivo de carne pode provocar uma inflamação no seu intestino, levando ao desenvolvimento de câncer no local.

  1. Desidratação permanente

A maioria das pessoas, para não acabar dizendo que são todas, sabem que é preciso tomar cerca de dois litros de água por dia. Isso está escrito em diversas matérias sobre saúde e bem estar, e inclusive muitos profissionais da saúde acabam indicando esse tipo de hábito.

Além de hidratar a pessoa, ela não terá problemas de prisão de ventre ou da digestão dos alimentos.

  1. Nível alto de estrogênio em mulheres

Essa observação aqui é diretamente para as mulheres. Já notou que quando você menstrua, o problema e prisão de ventre vai embora? Pois é exatamente isso que ocorre, isto porque nesse período os níveis de estrógeno são menores.

O que resulta na redução dos sintomas de prisão de ventre. Logo, as mulheres que tem esse problema e observaram esse tipo de alteração, podem associar a sua constipação com questões hormonais.

  1. Sedentarismo

Outra coisa que acaba interferindo no bom funcionamento do organismo é o sedentarismo. Nos últimos anos aumentou o número de pessoas sedentárias, o que acabou originando mais pessoas com prisão de ventre.

Para acabar com isso é necessário praticar atividades físicas duas vezes, no mínimo, durante a semana.

  1. Abuso de laxantes e medicamentos

Os medicamentos industriais, incluindo o laxante, são recomendados para casos extremos, não se deve fazer uso diário e muito menos frequente. Pois, esse tipo de medicação pode acabar trazendo sérias complicações ao seu intestino, e desregulando o funcionamento desse sistema.

Dessa maneira, o indica é consumir o maior número possível de remédios naturais.

  1. Problemas no fígado

Para terminar, o último fator, menos conhecido, que causa prisão de ventre é problemas relacionados ao fígado. Cada um precisa encontrar meios de desintoxicar esse órgão, para que ele funcione bem. Uma boa dica é fazer uma bebida com boldo.

Agora que descobriu outras possibilidades para as causas da prisão de ventre: está na hora de mudar seus hábitos!