Como fazer manteigas de oleaginosas em sua casa

As manteigas de oleaginosas estão fazendo um grande sucesso entre o pessoal fitness, o veganos e aqueles que querem perder peso com saúde. Afinal de contas, esse produto pode ser fabricado em casa, sem a necessidade de misturar produtos e demais aditivos químicos.

Sendo essas substancias as responsáveis por alterar a consistência desse produto. Por esse motivo, vamos mostrar aqui como criar sua manteiga oleaginosa com produtos naturais e nutritivos, que você pode adicionar a outros alimentos como a torrada, por exemplo.

Veja mais:

Quais são as melhores oleaginosas?

Para quem está interessado em fazer uma manteiga de oleaginosa em casa, precisa saber que existe uma infinidade de vegetais dessa espécie. Entretanto, no nosso post, iremos falar apenas das 3 principais que estão circulando no mercado.

A primeira delas certamente é a Noz. É muito comum de você encontrar em mercados, pois as nozes auxiliam a reduzir dores nas articulações, atuando como um anti-inflamatório natural. Outro tipo é a Avela, que regulariza os níveis de açúcar no sangue. E temos também as Amêndoas que promovem a proteção contra doenças degenerativas.

O segredo para fazer manteigas de oleaginosas

Durante a produção desse tipo de manteiga, os produtos oleaginosos irão liberar sozinhos sua própria gordura natural que irá fazer com que a manteiga fique ainda mais cremosa. E se você acrescentar óleo de coco extravirgem, você irá notar a diferença na textura dessa manteiga, ficará ainda mais cremosa e saborosa.

Receita básica para fazer manteigas de oleaginosas

Para fazer é preciso de quatro xícaras de qualquer uma das oleaginosas, ½ xícara de óleo de coco, sal, essências e adoçante. É preciso ter também um processador para poder misturar a massa.

Antes de preparar a manteiga, você precisa deixar a oleaginosa durante 8 horas de molho, para que possa ativar suas substancias nutritivas. Depois é só tostar as oleaginosas, acrescentar os outros ingredientes durante dez minutos no processador e pronto, está feita a manteiga.