Carboidratos bons versus carboidratos ruins: quebrando mitos

O assunto: carboidratos, é algo que provoca muitas dúvidas nas pessoas que estão em busca de meios que ajudem a perder peso. Afinal de contas, existem diversas controvérsias com relação aos carboidratos. Existem lugares que indicam o consumo de carboidratos bons, outros dizem que ingerir tais alimentos pode provocar doenças e excesso de peso.
Para te ajudar nessas dúvidas, vamos dar algumas orientações sobre os carboidratos, para que você não fique mais se questionando se eles irão ou não prejudicar sua dieta.

Afinal, há carboidratos bons ou não?

Mito 1: Os carboidratos inevitavelmente engordam

Veja mais:

Infelizmente, o excesso de carboidratos fará com que você acabe aumentando de peso sim, entretanto, é preciso ter cuidado com o tipo de carboidrato que você está ingerindo. Isto porque todas as formas de carboidratos fazem com que você aumente os açucares no corpo, os quais são transformados em energia e o restante em gordura.

Porém se você consumir uma maça, por exemplo, que possui carboidratos ele irá aumentar a sua energia e consequentemente os níveis de gordura, só que devido as fibras da fruta, o aumento não será acima do normal, ou seja, não trará prejuízos ao corpo.

Mito 2: não é natural que os seres humanos tenham dietas ricas em carboidratos

É certo que todos consumam diariamente um pouco de carboidrato. Na verdade, é preciso consumir os carboidratos na quantia correta. Entretanto, você vai encontrar algumas dietas que recomendam o consumo direto e constante de carboidratos. Isso está totalmente errado.

Você tem que saber dosar a quantia que consome durante o seu dia a dia, além disso, é importante ressaltar que a ingestão de carboidratos pode vir desde o consumo de nozes até alimentos como as algas.

Mito 3: você só pode perder peso se seguir uma dieta cetogênica

De um lado encontramos pessoas se baseando em dietas onde os carboidratos são os principais, do outro vemos aqueles que investem em dietas sem carboidratos. Como já dissemos e reafirmamos: isso não está certo. O seu corpo precisa da quantidade balanceada de carboidratos, sem excesso ou falta.

E mais, para aqueles que querem perder peso, apenas mudar seus comportamentos alimentares não fará efeitos, é preciso levar uma vida séria de exercícios físicos!

 

Mito 4: Consumir poucos carboidratos não pode prejudicar ninguém

Outro mito que muitos acreditam. Consumir poucos carboidratos durante o dia pode trazer prejuízos sim a sua saúde, especialmente em pessoas que sofrem com hipotireoidismo, mulheres em período gestacional e até mesmo os atletas.

Mito 5: dietas com baixo teor de carboidratos são perigosas e inúteis

Ao diminuir os carboidratos ruins você tem grandes possibilidades de evitar doenças como a ansiedade, a depressão, sobrepeso, diabetes, Parkinson, e muitas outras. O importante é saber o que comer para não trazer prejuízos a sua saúde.