7 truques ideais para combater o transtorno pré-menstrual (TPM) – Melhor Com Saúde

O momento mais complicado na vida de uma mulher, sem dúvidas é o período pré-menstrual. Esse período acontece um pouco antes de começar de fato a menstruação, são dias em que a mulher acaba sofrendo de mais com as alterações hormonais, onde não é apenas a dor que aparece. Se você sofre com TPM e quer se livrar, veja essas dicas.

1. Coma abacaxi para combater o transtorno pré-menstrual

Sabia que comer ou beber o suco feito com abacaxi pode te ajudar e muito com os problemas pré-menstruais? Pois é, essa fruta pode fazer milagres, porque reduz a dor que você sente nesse período, além de aliviar os incômodos estomacais que possam surgir.

Se você optar por consumir o suco de abacaxi deve tomar apenas um copo por dia ou incluir em outras bebidas pedaços de abacaxi, o correto é não ultrapassar mais do 150 g por dia.

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2. Massagens

Uma outra boa dica é realizar algumas massagens na região onde está a dor, normalmente abaixo do abdômen. A massagem deve ser realizada em movimentos circulares e você pode utilizar tanto compressas de água quente como também misturar óleos naturais, por exemplo a canela e amêndoas, para realizar esse procedimento e aliviar as dores.

3. Observe as porções em suas refeições

Para evitar a sensação de estar muito inchada, você pode realizar pequenas refeições durante o dia, reduzindo o consumo de sal, doces, frutas cítricas, café e gordura, pois estes alimentos auxiliam nessa sensação. Além disso, você deve começar a se alimentar de coisas nutritivas e saudáveis para não se sentir assim durante o dia.

E não esqueça de comer ao menos de 5 a 6 vezes no dia, para que seu corpo não fique sem energia e você não acabe sento mais prejudicada por essa TPM, porém lembre-se sempre de comer em pequenas quantias.

4. Chá de camomila

Outra recomendação para não ter desconfortos nesse período é tomar a infusão de camomila. Essa bebida, se tomada quente, por ser um ótimo analgésico natural, o qual diminui a dor e aumenta a sensação de tranquilidade na pessoa.

Sendo assim, toda a vez que sentir algum incomodo na barriga, tenha em mãos um chá de camomila para tomar e diminuir os sintomas da TPM.

5. Mexa-se com um pouco de exercício

Quando bate aquele desconforto causado pelo transtorno pré-menstrual, muitas mulheres acabam indo se deitar e não realizam nenhuma atividade. Isso não está certo, o descanso é bom, mas para esse tipo de situação o ideal mesmo é praticar alguma atividade física.

Você não precisa praticar nada pesado, pode ser uma atividade bem tranquila e leve, como uma caminhada por exemplo.

6. Levar uma vida saudável

Sair e tomar uma bebida alcoólica com os amigos, fumar e tomar muito café, já é parte da vida de muitas brasileiras. Porém se você faz algo em excesso, pode ter certeza que o período pré-menstrual será muito incomodo, dessa forma procure maneirar.

7. Relaxe e deixe o estresse para trás

Por fim, procure realizar algo que te faça relaxar. Seja ouvir uma música, ler um bom livro ou até mesmo dançar, o certo é evitar ao máximo situações que possam te causar algum estresse, pois esse é um dos principais fatores que prejudicam a TPM.